NOTÍCIAS

Fique por dentro

Em expansão, o mercado de cerveja artesanal utiliza tecnologia em motores elétricos para transferência

Em expansão, o mercado de cerveja artesanal utiliza tecnologia em motores elétricos para transferência


06 de Outubro de 2021   |   Tecnologia

O mercado das cervejas artesanais vem crescendo ano a ano no Brasil e devido as boas expectativas futuras para o setor, muitas pessoas estão optando por empreender no segmento. Apesar do uso da palavra artesanal, a produção não tem nada de amadora, já que as microcervejarias estão focadas em qualidade e, por isso, buscam o aprimoramento do processo com ganhos contínuos de eficiência operacional, implementando todo processo de fabricação e transferência, utilizando as melhores tecnologias em motores elétricos.


Muito apreciada no Brasil, a cerveja é resultado da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Devido a essa preferência nacional, o país está em terceiro lugar entre os maiores consumidores mundiais da bebida, com aproximadamente 13,3 bilhões de litros vendidos em 2020, de acordo com levantamento da Euromonitor. Segundo o Anuário da Cerveja 2020, o Brasil apresentou um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentando um crescimento de 14,4% em relação a 2019. Em 2020, foram registradas 204 novas cervejarias.


Os estados que tiveram maior número de estabelecimentos registrados foram: São Paulo, com 285, e Rio Grande do Sul, com 258. “Com tanto crescimento, o empreendedor precisa se destacar no segmento. Para tanto, é imprescindível a utilização de equipamentos e dispositivos mecânicos e também a inclusão do motor elétrico, para facilitar a produção e transferência, garantindo mais ganhos de eficiência e redução de custo operacional”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.


Segundo o diretor, uma parte importante na produção de cerveja é a utilização de Bomba de Transferência de Líquido, que facilita o transvase de recipientes de forma que não haja a contaminação da bebida. “Esses equipamentos utilizam motores elétricos, desenvolvidos com ponta de eixo inox, para evitar reações no contato com a bebida alterando o sabor. A construção e manutenção do sabor é muito importante na fabricação de cervejas, pois os apreciadores da bebida são exigentes na degustação e gostam de diferenciar os ingredientes, distinguindo a marca ou o tipo da cerveja”, detalha.


Para Menezes, nesse mercado, o mais indicado é investir em motores com carcaça de alumínio, pois há diferenciais técnicos e vantagens que merecem ser levados em conta. “Eles são mais leves e, por isso, oferecem melhor ergonomia e menor esforço aos operadores, facilitando também o transporte e a instalação, descomplicando qualquer tipo de movimentação. E, além disso, o alumínio é um ótimo dissipador de calor, tornando assim o motor mais eficiente.”



Sobre a Hercules Motores Elétricos


A Hercules oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e com alta tecnologia no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, a empresa é certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.


Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo de realidade aumentada, que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica, conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

: Euracy Campos - estilopress@estilopress.com.br - Telefone: (11) 94790 5748


Compartilhe



EMBARQUE
TECNOLOGIA
DE PONTA



icone
INDÚSTRIA
100% BRASILEIRA
icone
MAIS DE 500
POSTOS
AUTORIZADOS
icone
2 ANOS DE
GARANTIA
NOS PRODUTOS
FABRICANTES / DISTRIBUIDORES
icone
EMPRESA DO
GRUPO MUELLER
icone
CERTIFICAÇÃO
ISO 9001
icone
CERTIFICAÇÃO
CE
icone
CERTIFICAÇÃO
UL
icone
EQUIPAMENTOS
DE PRODUÇÃO DE
ALTA TECNOLOGIA
icone
FERRAMENTAS
PARA GESTÃO DOS
COLABORADORES
icone
PRODUTOS DE
QUALIDADE
icone
COMÉRCIO
DE EXPORTAÇÃO